domingo, 25 de setembro de 2011

Cultivo de Encyclia


Enc. oncidioide - De meu Cultivo

Caracteristicas
A principal caracteristica observada nessas plantas é o tamanho reduzido de suas flores.No entanto,formas e cores,assim como porte,varia bastante de acordo com as espécies,que, segundo pesquisadores,podem chegar aproximadamente 200.
Em geral,as flores apresentam diâmetro menores do que 4cm.AS pétalas e sépalas aparecem en tons que vão do amarelo ao verde-musgo,com manchas púrpuras e brancas.Mas também há róseas púrpuras,marrons e alvas.A durabilidade é prolongada,pendurando entre 20 e 30 dias.Outra característica marcante é o aroma,grande parte das espécies é perfumada.

Polinização 

 A polinização acontece por meio de abelhas e passaros.Os lobos laterais dos labelos das flores se ajustam de maneira que quando há pouso de um inseto,passa para o lado inferior da coluna,impedindo que o labelo volte para sua posição anterior.Trata-se de uma peculariedade das Encyclias.
Quando não apresenta flores,é bastante difícil distingui-las entre si.Há caso em que,mesmo com floração a indentificação é complicada.Entretanto quando é preciso saber apenas o genero a ação é mais simples,pois as características comuns das Encyclias(descritas acima)são bastante evidentes. 

Substrato

Em relação ao substratos,dependerá da espécie,E possível usar uma mistura de turfa com pedras porosa (pedra mineira), assim como outras materiais, por exemplo,a combinação de carvão,casca de pinos e pequenas pedras.

Adubação

A adubação deve ser rica em nitrogénio (N), quando os pseudobulbos estiverem em fase de crescimento. antecipando a floração, pode-se optar por fertilizante rico em fósforo (P), quinzenalmente.

Replantio

se faz necessário no momento em que o exemplar encostar na borda do vaso ou quando o substrato entra em decomposição. ao realiza-lo os pseudobulbos devem ser dispostos no centro do recipiente, pois o crescimento da planta ocorre por todos os lados.

Pragas

como acontece com grande partes das oquidáceas as encyclias costuma ser atacadas por pragas e doenças devido ao cultivo inadequado,por exemplo,quando a falta de ventilação,facilita-se o surgimento de cochonilhas.Excesso de água e falta de drenagem pode ser responsáveis por doenças.logo é fundamental cautela no manejo das plantas.São orquídeas de fácil cultivo desde que suas necessidades sejam atendidas.

Curiosidades


O nome Encyclia vem da latinização de um verbo grego que seguinifica contornar,rodear lobos laterais do labelo que envolvem a coluna da flor das espécies do genero.Popularmente estas plantas também são conhecidas como orquídea-mariposa.

Não é muito comum encontrar cruzamentos que adotem espécie do genero encyclia."Realmente não são muito utilizadas em hibridação por apresentarem flores relativamente pequenas,salvo Enc. cordigera e Enc. radii"

Outra curiosidade é o fato da Enc. viridiflora coletada no Rio de Janeiro por W.Harrison em 1828 e utilizada como espécie tipo para a criação do genero por Hooker,nunca mais ter sido encontrada.trata-se de uma orquídea raríssima.Hoje só existe um desenho.

 (Enc. viridiflora)

Estas plantas podem ser facilmente encontradas coleção de orquidófilos brasileiros. De acordo com a propietaria do orquidário da mata, as mais comuns são Enc. bracteata, Ens. cordigera, Enc. dichoma e Enc. randii.
Ambos as especialistas salientam a importância de muita luminosidade para seu bom desenvolvimento, afirmando que outros cuidados são semelhantes aos dispensados ás cattleya. A humidade  elevada, água em abudancia a cada três dias, boa drenagem e bastante ventilação também são necessárias.
como a maioria das espécies é epífitas (havento rupícolas e terrestres, mas em menor número),as Encyclias podem ser cultivadas em placas, porém, também costumam ser dispostas em vasos.

Créditos:
 Revista Como Cultivar Orquídeas Edição n° 46
 Enc. Oncidioide de Minha Coleção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário